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quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A Educação Infantil no Brasil

A Educação Infantil constitui hoje um segmento importante do processo educativo. Sua trajetória no Brasil tem mais de cem anos, mas só nas últimas três décadas seu crescimento alcançou significação maior devido a vários fatores, dentre os quais se destacam o avanço do conhecimento científico sobre o desenvolvimento da criança, a participação social sobre o significado da infância, o reconhecimento sobre o direito da criança à educação em seus primeiros anos de vida e a elaboração de políticas oficiais de atendimento à criança de zero a seis anos.

A qualidade da formação oferecida no Brasil ao professor de Educação Básica, nela incluída a Educação Infantil, ainda deixa muito a desejar, evidenciando que são mal remunerados e também são pouco qualificados. A formação do profissional é uma das variáveis que mais determinam a qualidade do atendimento que é oferecido às crianças. No caso da Educação Infantil, que exige que o profissional cumpra funções de cuidar e educar, o desafio da qualidade se apresenta com uma dimensão maior, pois é sabido que os mecanismos atuais de formação ainda não contemplam esta dupla função. Trata-se de uma formação educacional insuficiente que, apesar da implantação de algumas medidas neste sentido, ainda permite, tanto ao serviço público quanto ao privado, manter níveis salariais bastante baixos para remunerar tais profissionais.

Ao profissional que atua em educação infantil deve ser garantida uma formação coerente com os objetivos de educar/cuidar, aliando as questões pedagógicas com as questões ligadas à higiene, alimentação e cuidados em geral. Mas, infelizmente não é esse o quadro que nos mostra a realidade.


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